Depois de nos últimos dias ter visto, lido e ouvido muitas coisas sobre algumas terapias complementares, e mais especificamente sobre o Reiki, senti que esta era a hora de colocar alguns pontos nos iiii. Como já aqui disse, sou enfermeira mas também profissional de algumas terapias COMPLEMENTARES, enquanto complemento à medicina convencional, nas situações em que tal complementaridade seja benéfica para o estado de saúde/doença e para um maior e melhor bem estar da pessoa. Não “entro” em fundamentalismos de espécie alguma, nem pelo “só acredito nisto” nem pelo “só acredito naquilo”. O fundamentalismo não serve nem nunca servirá a verdade e muito menos servirá, no caso da saúde para trazer qualquer benefício. Pelo contrário, o fundamentalismo consegue a dúvida, a mentira, a indecisão e quase sempre o não usufruir de todas ou pelo menos de muitas possibilidades, que, em conjunto, ajudariam em mais saúde e bem estar.

No caso do Reiki, e por se tratar de uma terapia energética, está ainda envolta em muitas dúvidas e misticismos. Aceito! Agora o que não posso aceitar é que, só porque não se compreende, se digam todo o tipo de barbaridades, disparates e mentiras, sem o devido contraditório. Há uns dias fui confrontada com um artigo de um homem de ciência que dizia tudo o que mais de negativo possa passar pela cabeça de alguém sobre o Reiki, chamando-lhe mesmo de charlatanice e outras coisas daqui para baixo. Senti uma absoluta tristeza pela falta de respeito que cada vez mais seres humanos têm por outros seres humanos e pela forma arrogante e mal educada com que se diz mal de algo que não aceitamos ou em que não acreditamos. O facto de não acreditarmos não dá, por si só, o dom da sapiência, o dom de tudo sabermos contra todos os outros que nada sabem. Aliás, as pessoas inteligentes costumam utilizar a diplomacia, a educação e o respeito como fundamentos para um debate sobre ideias diferentes, com vista a mais e melhor conhecimento sobre temas que são importantes, neste caso, sobre algo que é aplicado por milhões de pessoas em todo o mundo e já em muitos hospitais pelo mundo fora. Dizer que milhões de pessoas utilizam a charlatanice, que os administradores de muitos hospitais são uns charlata~es por permitirem a aplicação desta terapia dentro dos seus hospitais é no mínimo, surpreendente, para não dizer outra coisa.

Mas não foi só isto que me me fez refletir sobre a necessidade de falarmos mais sobre o Reiki. De facto, uma amiga minha mostrou-me um chamado “curso de Reiki” online, onde são administrados todos os níveis, através de sebentas, vídeos e CD´s e em que são os próprios alunos a fazerem a sua própria iniciação ou sintonização… bom, se o homem da ciência me surpreendeu, este “mestre” de Reiki quase me fez concordar com o dito homem da ciência ao chamar de charlatanice a algumas coisas. É de facto surpreendente e até chocante ouvir de um pretenso Mestre tudo o que no anúncio daquele curso lá vi escrito….auto sintonização e 3 níveis de imediato, como se o Reiki fosse o nível 1, 2 e 3 de sushi, ou o nível 1, 2 e 3 da pastelaria ou da costura (sem qualquer desprestígio para qualquer uma das atividades enunciadas). Não vou fazer muitos mais comentários e muito menos farei comentários depreciativos, para além do que já vos disse sobre ter ficado muito surpreendida… acho mesmo que o melhor é falarmos sobre Reiki, sobre o que é, sobre a sua eficácia, ou não, sobre os seus benefícios, ou não, sobre factos e mitos, misticismo e outras coisas mais. Nada como falar das coisas, abertamente, sem ideias pré concebidas, apenas com o que se sabe, porque está estudado, porque foi vivido ou experienciado. Estou assim a preparar uma Masterclass para abordarmos aquelas e outras coisas sobre o Reiki, para falarmos de ciência e misticismo, para falarmos de diferentes abordagens à relação doença/saúde, para trocarmos ideias e opiniões, sempre com respeito pelas ideias de todos e de cada um, sempre com respeito pelo Reiki.

Sou enfermeira e sou profissional de várias terapias complementares. Sou Reikiana e sou, acima de tudo, pela saúde e pelo bem estar de todos nós. Darei mais novidades em breve.

Até já,

Fica bem, fica com saúde!!

Deixe um comentário