Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) existem 7 emoções básicas que estão relacionadas com órgãos e respetivas funções orgânicas. São elas:
– raiva
– alegria
– preocupação
– pensamento obsessivo
– tristeza
– medo
– choque (pavor)
Para a MTC, cada emoção corresponde a determinado órgão. Assim, existindo algum tipo de desequilíbrio nessas emoções, as funções dos respetivos órgãos poderão ser afetadas, e normalmente, afetam. Também o inverso é verdadeiro, isto é, um desequilíbrio em determinado órgão, pode levar ao aparecimento exacerbado da emoção com ele relacionada.
Já ouviste por certo a expressão “Tem maus fígados”, quando se fala de alguém que está sempre irritado, com raiva? Pois bem, ficas a saber que na MTC o fígado está ligado à emoção raiva. Curioso não? Podes então perceber como as emoções são importantes para o processo de doença/saúde, na medida em que o desequilíbrio das emoções pode levar a um desequilíbrio/doença, mas também um órgão afetado/doente, pode levar ao aparecimento de emoções pouco positivas. Isto acontece quando as emoções são vivenciadas recorrentemente e/ou por longos períodos de tempo. De facto, as emoções existem para serem vivenciadas e devem-no ser, todas, mas no tempo certo e durante um tempo correcto.
Tendo em conta a compreensão da importância das emoções para a saúde/doença na MTC, é normal que ele tenha formas de te ajudar, nomeadamente a acupuntura, que tem demonstrado resultados excelentes em desordens emocionais, mas também físicas com elas relacionadas.
Vou agora falar-te um pouco mais sobre cada uma das emoções para a MTC.
RAIVA
Está associada ao fígado e de acordo com a MTC, provoca o aumento do Qi (Chi= energia vital). Por este motivo, podes sentir:
– face e olhos avermelhados;
– dores de cabeça e vertigens.
– falta de apetite;
– indigestão;
– diarreia
Quando prolongada no tempo, pode levar a:
– depressão
– desordens menstruais
A MTC pode ajudar através da acupuntura, mas também de ervas, que ajudam o Qi
ALEGRIA
A emoção da alegria está ligada ao coração. Sim, ao contrário do que possas pensar, o excesso desta emoção pode causar problemas. Mas calma, falamos não de excesso de felicidade, mas de excesso de entusiasmo e estímulos de alegria excessivos. Qualquer emoção em excesso, mesmo as positivas, são factores e fontes de stress e logo, podem causar os ditos problemas.
Este excesso pode causar:
– palpitações;
– ansiedade;
– insónia
Estes desequilíbrios no coração, que é, de acordo com a MTC o lar do espírito (Shen) pode agir de forma estranha, como falar repetidamente consigo mesma, estar sempre a rir, andar sempre a correr, ativa demais… Isto acontece porque o coração não consegue ser um local calmo e de descanso para o espírito, estando sempre ativo.
De novo, a acupuntura tem aqui uma grande ajuda, bem como a ingestão de algumas ervas para acalmar o shen..
PREOCUPAÇÃO
Relacionado com o baço, é uma emoção cada vez mais comum e presente na nossa vida repleta de stress.
Sintomas:
– digestivos, que levam à fadiga crónica. Isto porque um baço enfraquecido não consegue transformar os alimentos em qi (energia) eficazmente.
Já ouviste também, por certo, a expressão “parece que carrega o peso do mundo nos ombros”. Pois bem, mais uma expressão que traduz o que a MTC pensa sobre esta emoção, já que uma das consequências do enfraquecimento do baço é a depressão.
Tratamento:
Acupuntura, moxabustão (aplicação de calor sobre a pele, com charutos de uma planta chamada artemísia) e plantas que fortalecem o baço, proporcionando a energia necessária para lidar com os problemas e preocupações.
PENSAR DEMAIS/PENSAMENTO OBSESSIVO
Relacionado com o baço.
Sintomas:
– falta de apetite;
– não se alimentar;
– inchaço após as refeições;
Se prolongado no tempo:
– palidez
– sonhos nocturnos sobre os mesmos assuntos;
Tratamento:
Acupuntura e plantas.
TRISTEZA/PESAR
Relacionado com os pulmões.
Sintomas:
– fadiga;
– falta de ar;
– choro;
– depressão
Tratamento:
Acupuntura e fórmulas de fitoterapia.
MEDO/SUSTO
Relacionado com os rins. Por isto, muitas vezes quando há um medo extremo, as pessoas podem urinar excessivamente e descontroladamente.
Sintomas:
– fraqueza crónica;
– ataques de pânico;
– fobias
– ansiedade ( prolongada, muitas vezes devida às preocupações com o futuro, medo do futuro).
Tratamento: Acupuntura e fitoterapia.
CHOQUE (PAVOR)
Relacionado com os rins e com o coração.
A reação “lutar ou fugir” de stress causa uma libertação excessiva de adrenalina das glândulas supra-renais, que se localizam sobre os rins.
Sintomas:
– palpitações;
– ansiedade;
– Insónia
O choque, causado por grandes traumas, pode causar stress crónico, altamente prejudicial para todo o organismo. Isto é o que acontece por exemplo nas vítimas de stress pós traumático.
Tratamento:
– Acupuntura;
– Massagem terapêutica;
– Fitoterapia